Entenda tudo sobre diabetes gestacional e saiba como prevenir:
O que é a diabetes gestacional?
É o aumento da glicose no sangue durante a gravidez, sendo mais comum no segundo ou terceiro trimestre de gestação com normalização após o nascimento do bebê.
É importante estar atento à essa condição, pois o diabetes gestacional pode causar problemas para você e seu bebê durante a gravidez e após o nascimento. Para diminuir os riscos é importante fazer o diagnóstico de forma precoce e iniciar o tratamento.
Sintomas do diabetes gestacional
Na maioria das vezes, o diabetes gestacional não causa sintomas sendo diagnosticado nos exames de rotina durante o pré-natal. Quando há sintomas, o aumento da sede e da micção são os mais comuns e surgem quando os níveis de glicose ficam muito altos.
Quais mulheres tem mais risco de desenvolver diabetes gestacional?
- Mulheres com um IMC maior que 30
- Quem já teve um bebê que pesava mais que 4,5 kg
- Quem já teve diabetes gestacional antes
- Histórico familiar de diabetes em parentes de 1º grau
Rastreamento da diabetes gestacional
O rastreamento do diabetes gestacional faz parte dos exames no pré-natal. Portanto, se você faz o pré-natal corretamente, você será triada para essa doença. Se você apresentar algum fator de risco para o desenvolvimento, como os citados acimas, você será encaminhada para o teste oral de tolerância à glicose (TOTG).
Esse teste geralmente é feito entre 24 e 28 semanas, quando há maior probabilidade de ocorrer a doença. Mas caso você já tenha tido diabetes gestacional, o teste deverá ser realizado no início da gravidez.
Qual a causa do diabetes gestacional?
Durante a gravidez, com as variações hormonais que ocorrem, ocorre a produção de hormônios contra-insulínicos, ou seja, que inibem a insulina e por isso aumenta a glicose no sangue. Essa variação fisiológica ocorre principalmente no terceiro trimestre de gestação e por isso é o período que exige maior atenção. Somado a essa mudança fisiológica durante a gravidez, a predisposição genética, pré-diabetes ou excesso de peso ajudam a contribuir para o surgimento dessa condição durante a gravidez.
Quais os efeitos da diabetes gestacional para a gestante e para o bebê?
A maioria dos casos de diabetes gestacional quando bem tratados e devidamente acompanhados por um médico, não causam problemas. Mas alguns problemas podem surgir, como:
- Pressão alta e pré-eclâmpsia. O diabetes gestacional aumenta o risco de pressão alta e pré-eclâmpsia que colocam em risco a saúde da mulher e do bebê.
- Aumenta a chance de cesariana: É mais provável que você tenha que optar por cesariana se tiver diabetes gestacional.
- Parto prematuro: a diabetes gestacional pode levar ao parto antes da 37ª semana de gravidez.
- Diabetes na próxima gestação: A chance de ter diabetes na segunda gestação aumenta, bem como a possibilidade de você desenvolver diabetes tipo 2 ao longo da vida.
- Bebê pode nascer com excesso de peso: o bebê fruto de uma gestação com diabetes pode crescer muito e se tornar mais propenso a ficar preso no canal do parto ou a precisar de cesariana.
- Hipoglicemia ao nascer: os bebês podem ficar com baixo açúcar no sangue após o nascimento, sendo necessário alimentação imediata ou solução de glicose após o parto.
Como é tratada a diabetes gestacional?
Se você for diagnosticada com diabetes gestacional, será necessário adequar sua alimentação e implementar uma rotina de exercícios. Além disso, dependendo do nível de glicose no sangue, pode ser necessário introduzir a terapia medicamentosa.
Como a maioria dos medicamentos usados na diabetes podem ser prejudiciais ao bebê, o tratamento recomendado é aplicação de insulina que é segura para gestante e para o bebê. Mais recentemente, a metformina também tem sido considerada uma opção segura e eficaz. Converse sobre isso com o seu médico.
A monitorização do tratamento é realizada por meio da glicemia capilar e com avaliação da circunferência abdominal fetal por meio de ultrassonografia obstétrica a partir da 28ª semana de gestação.
Como prevenir?
Os hábitos saudáveis diminuem a chance do desenvolvimento de diabetes gestacional. Por isso:
- Tenha uma alimentação saudável: quanto mais natural e variada for sua alimentação melhor. Evitar doces, frituras, embutidos, alimentos gordurosos não só ajudam a prevenir a diabetes como são fundamentais para o desenvolvimento adequado e saudável do seu bebê.
- Mantenha-se fisicamente ativa: manter uma rotina de exercícios que seja adequado para a gestação possuem grande benefício para você e o bebê.
- Não ganhe mais peso que o recomendado: você não precisa comer por dois. Ganhar muito peso de forma rápida aumenta os riscos de desenvolver diabetes.
Diabetes gestacional é uma doença séria que necessita de acompanhamento e atenção.
Esteja atenta e converse sobre isso com o seu médico. Se você planeja engravidar, já se prepare fisicamente para isso. Se você já estiver grávida, cuide ainda melhor da sua alimentação e esteja em dia com o pré-natal.