Terapia de reposição hormonal na menopausa
A terapia de reposição hormonal é utilizada para repor os hormônios que caem nessa fase da vida da mulher e assim diminuir os sintomas associados. Porém, alguns fatores como idade, etnia, histórico familiar e intensidade dos sintomas devem ser levados em conta antes dessa decisão.
Estrogênio e progesterona
O estrogênio influencia na utilização do cálcio pelo corpo, previne osteoporose, ajuda na manutenção de níveis saudáveis de colesterol além de manter a saúde vaginal.
Já a progesterona auxilia na regulação da pressão arterial e melhora do humor e sono.
Por isso, na menopausa, a queda desses hormônios pode favorecer condições como osteoporose, secura vaginal, ondas de calor, problemas para dormir, pele seca, aumento da pressão arterial, sintomas depressivos e ansiosos. Nesse sentido, a terapia de reposição hormonal poderia amenizar esses sintomas e melhorar a qualidade de vida.
O que é a terapia de reposição hormonal?
A reposição hormonal é usada para aumentar os níveis hormonais e aliviar os sintomas da menopausa. Existem benefícios e riscos que devem ser discutidos com seu médico. De modo geral, os benefícios superam os riscos para mulheres com idade inferior a 60 anos, por um período de tempo determinado e com acompanhamento médico.
Benefícios da terapia de reposição hormonal na menopausa
- Alívio dos sintomas: ondas de calor, secura vaginal, pele seca
- Diminui o risco de desenvolver osteoporose
- Melhora o humor e bem-estar
- Diminui a chance de desenvolver diabetes
- Menor risco de câncer de cólon
Riscos da terapia hormonal
- Risco um pouco aumento do câncer de endométrio
- Aumento do risco de formação de coágulos e acidentes vasculares
- Aumenta o risco de câncer de mama se uso muito prolongado
Tudo isso deve ser analisado com o seu médico, pois se a indicação for bem feita seguindo os critérios da idade, tempo e acompanhamento, os benefícios superam os riscos.
Contraindicações da terapia de reposição hormonal na menopausa
- Não é indicada para quem já teve câncer de endométrio ou de mama
- Se alto risco para formação de trombos
- Histórico de AVE, IAM ou doença vascular
- Doença hepática
- Se sangramento vaginal anormal
Há efeitos colaterais com a terapia de reposição hormonal?
Alguns efeitos colaterais podem surgir com a reposição dos hormônios
- Dor nas mamas
- Dores de cabeça, como enxaqueca
- Retenção de líquidos
- Sangramentos
Por quanto tempo vou fazer a terapia de reposição hormonal?
Não um tempo especificado para duração da terapia. De modo geral, ela deve ser feita na menor dose que funcione para você pelo tempo especificado pelo seu médico.
A decisão de utilização da terapia de reposição hormonal é individualizada e os riscos e benefícios devem ser bem discutidos com o seu médico. Quando bem indicada, os benefícios superam os riscos e ela pode trazer grande melhora para você. Além disso, para potencializar o tratamento, a reposição pode ser combinada com outras opções de tratamento não medicamentosas como controle do peso, exercícios físicos mudanças na rotina.