Você já reparou que quando você não pode ter algo, você passa a querê-lo mais?
Dietas restritivas tem o poder de nos deixar irritados, fracos e sem ânimo. Mas além disso, experiências nos mostram que passar por períodos de restrição nos tornam obcecados por comida. Quando nos isentamos totalmente de algo que gostamos muito, provavelmente quando tivermos a oportunidade, vamos exagerar. Essa é a chamada mentalidade da escassez.
Além disso, em dietas restritivas, quando não conhecemos o nosso corpo e só obedecemos a regras alimentares sem entender o real significado, sempre que comemos algo que estava fora do planejamento, sentimos culpa. E associar comida à culpa é a pior coisa que podemos fazer.
A verdade é que temos que aprender a ouvir os sinais do nosso corpo e entender suas reais necessidades. Saber diferenciar fome física de fome emocional é libertador.
Precisamos afastar a mentalidade da escassez e nos livrar da culpa e do julgamento e incluir o bom hábito do comer atento. É importante treinar fazer escolhas que sejam melhores para o nosso corpo sem nos punir por de vez em quando, comer algo que não é tão bom assim.