Como aumentar a libido de forma natural?

Entenda o que pode estar diminuindo a sua libido e como aumentar o desejo sexual

A falta de desejo sexual interfere de forma significativa na qualidade de vida. E apesar de que a deficiência hormonal pode ocasionar essa baixa da libido, não é a principal causa. Na maioria das vezes, a falta de desejo sexual é fruto de diversos fatores, principalmente de um estilo de vida estressante e de relacionamentos pouco saudáveis.

O primeiro passo para aumentar o desejo sexual, é entender o que está interferindo na sua libido.

Causas mais comuns da falta de libido

  1. Baixa testosterona
    A deficiência hormonal de testosterona influencia diretamente na libido. A testosterona é um hormônio presente em homens e mulheres, mas em maior quantidade nos homens, responsável pela produção de esperma que tem grande influência no desejo sexual. Por isso, a queda desse hormônio pode causar também a queda de libido. E diversos fatores podem influenciar a queda desse hormônio.
  2. Medicamentos
    Alguns medicamentos interferem justamente na quantidade de testosterona e por consequência, pode diminuir a libido. Por exemplo, medicamentos para pressão arterial , como inibidores da ECA e betabloqueadores, podem impedir a ejaculação e as ereções.Outros medicamentos que podem interferir na libido: 

    • Cimetidina
    • Alguns antidepressivos e ansiolíticos 
    • Anticoncepcional 
    • Espironolactona

    Se você está em uso de algum desses medicamentos e a diminuição da libido tem te incomodado, converse com o seu médico sobre outra opção terapêutica. 

  3. Depressão e ansiedade
    A depressão é uma doença que afeta a percepção de prazer e leva a uma falta de interesse em atividades prazerosas, incluindo o sexo. A ansiedade também interfere na diminuição da libido e por isso tratar essas doenças são tão importantes. Mas é importante ficar atento também que alguns antidepressivos geram como efeito colateral a redução da libido, como:

    • Duloxetina
    • Fluoxetina
    • Sertralina 

    Por isso, se você precisar fazer o tratamento ou já estiver em uso desses medicamentos, converse com o seu médico sobre opções que não interfiram no desejo sexual. 

  4. Sono não reparador
    O sono é tão importante, que um estudo no Journal of Clinical Sleep Medicine descobriu que homens com apneia obstrutiva do sono apresentam níveis mais baixos de testosterona. Por sua vez, isso leva à diminuição da atividade sexual e da libido. Outro estudo recente, mostra que em homens jovens e saudáveis, os níveis de testosterona diminuíram de 10 a 15 por cento após uma semana de restrição de sono para cinco horas por noite.Por isso, a redução do tempo e também a má qualidade do sono reduzem os níveis de testosterona, que está diretamente ligado a libido, além de aumentar os níveis de estresse e cansaço que também contribuem para diminuição do desejo sexual. 
  5. Baixa autoestima
    A baixa autoestima também pode causar ansiedade em relação ao desempenho sexual, o que pode levar a problemas de disfunção erétil e redução do desejo sexual. Com o tempo, problemas de autoestima podem resultar ainda em problemas de saúde mental maiores, como depressão, ansiedade e abuso de drogas ou álcool – todos associados à baixa libido.
  6. Falta de exercício físico
    O exercício físico interfere em vários fatores relacionados a libido. Primeiro, ele é capaz de aumentar a autoestima e por consequência, aumenta o desempenho sexual. Segundo o exercício regular pode reduzir o risco de doenças crônicas, como obesidade, pressão alta e diabetes tipo 2, todas associadas à baixa libido. Terceiro, o exercício diminui os níveis de cortisol à noite, hormônio do estresse, e ao controlar o estresse também ocorre aumento do desejo sexual. Por isso, se você quer aumentar a libido, faça exercício físico!
  7. Consumo de álcool e drogas
    O consumo excessivo de álcool também está associado a uma diminuição na produção de testosterona e com isso diminuição do desejo sexual. O uso de cigarro, maconha e os opiáceos também diminuem a produção de testosterona além de impactar negativamente na produção de esperma.  

E como melhorar a libido?

Sabendo as principais causas da redução da libido, já podemos pensar nos principais fatores que tem levado a isso. Por isso, o que você pode fazer para melhorar a sua libido é o inverso do que estava fazendo que levou a diminuição do desejo sexual: 

  1. Gerencie o estresse
    A ansiedade e o estresse são fatores que comprovadamente interferem no desejo sexual. Rotina muito cansativa, com horário de trabalho intenso podem levar a baixa da libido. Para amenizar o cansaço e a fadiga do dia a dia, é importante priorizar um boa noite de sono, que quando adequado já contribui de forma significativa para diminuição da ansiedade e do estresse.
  2. Tenha uma alimentação nutritiva
    Uma alimentação baseada em carboidratos refinados, gorduras de má qualidade e excesso de calorias interfere diretamente na disposição, saúde física e consequentemente na libido. Além disso, algumas doenças que cursam com o excesso de peso, como a síndrome metabólica, doenças cardiovasculares e síndrome do ovário policístico afetam os níveis hormonais e podem diminuir o desejo sexual. Por isso é importante manter uma dieta nutritiva que contribuirá para o funcionamento adequado dos hormônios.Além disso, se manter no peso adequado é importante pois além de melhorar a saúde física, é capaz de aumentar a autoestima que também contribui para uma libido saudável.
  3. Faça exercícios regularmente
    O exercício desempenha papel semelhante ao da alimentação. Aliás, em conjunto com a boa alimentação são capazes de fazer uma enorme diferença na libido. O exercício físico desempenha papel importante sobre os hormônios, e principalmente os exercícios de força exercem influência sobre a testosterona, principal hormônio relacionado com o desejo sexual.
  4. Cuide da saúde do seu relacionamento
    Trabalhar para a construção de um relacionamento saudável é fundamental. Cuidar para que se preserve a admiração pelo parceiro é importante para manter a libido em dia e por isso, conversar, dialogar, expor o que incomoda e também o que agrada contribui para um relacionamento saudável.
  5. Cuide da qualidade do seu sono
    Já vimos que o sono é fundamental para aumentar a libido, não só a quantidade, mas também a qualidade. Por isso, técnicas de higiene do sono podem te ajudar a dormir mais e melhor.

Na maioria das vezes, essas dicas quando colocadas em práticas irão te ajudar. Mas se ainda sim a falta de desejo sexual persistir, procure ajuda médica! Pode ser que realmente você tenha alguma disfunção hormonal ou doenças emocionais que necessitem de tratamento. 

× Como posso te ajudar?