Quais os principais sintomas no hipotireoidismo, causas e tratamento?

O que é o hipotireoidismo?

O hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide não está funcionando adequadamente e por isso não libera a quantidade de hormônios tireoidianos suficiente. Como esses hormônios participam de grande parte dos processos do nosso organismo, o metabolismo fica mais lento e isso afeta todo o corpo. No início, os sintomas podem passar desapercebidos ou serem tratados como outros problemas de saúde.

Como consequência da falta de hormônios tireoidianos, temos os seguintes sintomas:

– Cansaço inexplicável

– Fadiga

– Constipação

– Depressão

– Pele e cabelos secos

– Menstruarão irregular

– Esquecimento (nevoeiro cerebral)

– Intolerância ao frio

– Infertilidade

– Dores nas articulações

– Colesterol elevado

Alguns casos podem ser tão graves e levar a sintomas preocupantes como temperatura corporal baixa, anemia, insuficiência cardíaca , confusão e coma.

A boa notícia é que essa doença não possui um tratamento complexo e pode ser tratada com medicamentos e acompanhamento regular com seu médico.

Como funciona a tireoide?

A tireoide é uma glândula localizada na frente do pescoço, abaixo da laringe que se assemelha ao formato de uma borboleta. A principal função desse órgão é controlar seu metabolismo por meio dos hormônios T3 e T4. Assim, ela é responsável pelo processo no qual o nosso corpo usa a energia dos alimentos para funcionar. Por isso, também controlam a temperatura do corpo e a frequência cardíaca.

Quando a glândula está disfuncional, pode ocorrer o hipertireoidismo (se a quantidade de hormônios for maior que o normal) ou hipotireoidismo (quando a quantidade de hormônios é baixa). Portanto, no hipotireoidismo, pela falta de hormônios, o metabolismo se torna lento.

Quais são as pessoas mais propensas a desenvolveram hipotireoidismo?

Pessoas de todas as faixas etárias e sexo podem ser afetadas, mas as mulheres especialmente após os 60 anos, na menopausa se tornam mais propensas a desenvolver essa patologia.

Qual a diferença entre hipotireoidismo e hipertireoidismo?

No hipertireoidismo, a produção de hormônios está aumentada. Assim, os sintomas que ocorrem são devido a um metabolismo muito acelerado. Já no hipotireoidismo, a produção de hormônios está diminuída e os sintomas surgem devido a um metabolismo lento.

Quais as causas do hipotireoidismo?

O hipotireoidismo geralmente se dá quando alguma condição afeta a tireoide e ela passa a produzir pouca quantidade de hormônios. As principais causas dessa disfunção são:

-Doença autoimune: uma condição que afeta a glândula é a doença de Hashimoto ou tireoidite de Hashimoto. Nessa doença, é o sistema imune que ataca e destrói as células da tireoide, se tratando então de uma doença autoimune.

Tratamento do hipertireoidismo: o tratamento do hipertireoidismo algumas vezes pode diminuir muito a produção dos hormônios da tireoide causando hipotireoidismo.

Radioterapia: canceres que necessitam de radioterapia na cabeça e no pescoço pode afetar a glândula.

Medicamentos: existem medicamentos que podem levar ao hipotireoidismo, como o lítio, usado no tratamento de patologias psiquiátricas.

Deficiência de iodo: o iodo é um mineral essencial para a produção dos hormônios da tireoide. Mas atenção: tanto a falta, quanto o excesso podem ser prejudiciais para a tireoide. Ele se encontra principalmente em frutos do mar e no sal iodado.

Hipotireoidismo e gravidez

Durante ou após a gravidez, pode acontecer de algumas mulheres desenvolverem hipotireoidismo por produzirem anticorpos contra a tireoide. Durante a gestação, o hipotireoidismo é um risco pois aumento o risco de aborto, parto prematuro e pré-eclâmpsia além de poder afetar o desenvolvimento da criança.

Além disso, bebês com hipotireoidismo não tratado podem ter deficiências físicas e mentais ao longo do desenvolvimento.

Por isso é importante estar atento ao hipotireoidismo durante a gravidez.

Hipotireoidismo leva ao aumento de peso?

Muitos tem dúvida se o hipotireoidismo engorda. A verdade, é que apenas se hipotireoidismo não estiver sendo tratado é que ele pode favorecer o aumento de peso. Isso ocorre por causa da lentificação do metabolismo pela falta dos hormônios. Mas com o tratamento adequado, é possível manter o peso normal.

Hipotireoidismo e disfunção erétil: tem relação?

Em alguns casos, se a doença não estiver sendo tratada, pode ocorrer disfunção erétil por baixos níveis de testosterona.

Diagnóstico do hipotireoidismo

Muitas vezes, o diagnóstico demora acontecer porque os sintomas podem ser confundidos com outras condições além de que os sintomas podem não serem perceptíveis nos estágios iniciais. Por isso, na presença desses sintomas, procure um médico. A principal forma de diagnóstico é por meio de um exame de sangue que que dosa o TSH (hormônio estimulante da tireoide).

Tratamento no hipotireoidismo

O tratamento na maioria dos casos é medicamentoso, fazendo a reposição dos hormônios da tireoide. O medicamento usado normalmente é a levotiroxina, capaz de controlar a doença. A dose do medicamento pode mudar ao longo da vida a depender da quantidade de hormônios que precisarão de constante monitoramento.

Além disso, faz parte do tratamento do hipotireoidismo uma alimentação adequada, com alimentos que devem ser incluídos e outros que precisam ser excluídos. Alimentos que contenham iodo devem fazer parte da alimentação, porém, também há um limite máximo para que não cause prejuízos.

Hipotireoidismo pode matar?

O hipotireoidismo é uma doença de fácil controle, portanto só evolui para gravidade se não tratada. As consequências do hipotireoidismo podem ocorrer porque o baixo nível de hormônios da tireoide no organismo pode levar a graves consequências, como transtornos mentais importantes. São possíveis consequências dessa disfunção na tireoide:

– Depressão

– Ansiedade

– Problemas para respirar

– Dificuldade em manter a temperatura corporal

– Problemas cardíacos

– Aumento do LDL

– Mixedema: hipotireoidismo crônico

– Infertilidade

Não se desespere!

Se você se identificou com os sintomas de hipotireoidismo, não se desespere! Marque uma consulta com um médico endocrinologista e comece já o tratamento. O hipotireoidismo é uma doença comum que afeta principalmente as mulheres, mas o tratamento propicia bom controle da doença além de evitar as complicações.

× Como posso te ajudar?